quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

WALFREDO LEAL OUTRO AREIENSE ILUSTRE!

     Nasceu a vinte e um de Fevereiro de  Mil  Oitocentos e Cinco, em Areia-PB, educando-se, desde a mais tenra idade, para a vida clerical, cujos estudos superiores realizou em Roma. Regressando ao Brasil, foi nomeado vigário da paroquia de Nossa Senhora da Luz em Guarabira-PB, onde foi atraido pelas atividades politicas.Dep. a Constituinte de 1892, foi mais tarde eleito Primeiro Vice-Presidente do Estado, de cujo governo esteve à frente em três oportunidades: de 14 de Abril a 25 de Julho de 1893, de 04 de Maio a 30 de Agosto de 1894 e finalmente de 17 de Maio a 22 de Outubro de 1896, substituindo o presidente Alvaro Lopes Machado, nas ausencias e renuncias desse mandatário, por ocasião de seu primeiro governo.
     já no segundo periódo governamental de Alvaro Machado, Walfredo, que era segundo Vice-Presidente, teve que substitui-lo igualmente por haver renunciado o primeiro Vice-Presidente Semeão Leal, outro Areiense.
     Por esse motivo, quando o irriquieto e temperamental Alvaro Machado renunciou ao seu mandato(o segundo), o Monsenhor Areiense assumiu, definitivamente, o governo da Paraíba, de 1905 a 1908.
     Na área parlamentar, O Monsenhor Walfredo,foi Senador e Dep., ocupando, nesse interim, a Vice-Presidencia do Partido Conservador Nacional.
     Faleceu em João Pessoa, aos Trinta de Junho de Mil Novecentos e Quarenta e Dois, com  avançada idade.

Curiosidade: O primeiro vigário de nossa amada terra , Areia-PB.
     A paroquia de Nossa Sra. da Conceição em Areia, foi criada por provisão Régia de  Vinte e Nove de Junho de Mil Oitocentos e Treze e seu primeiro vigário foi FREI JOÃO DE SANTA CRUZ TEREZA, Portugues pertencente a Congregação Religiosa do Mosteiro de Arcábida. Depois da Revolução de 1817, em que andou envolvido, retirou-se para a Corte.
     O segundo vigário foi o padre ANTONIO JOSÉ DE CRISTO, e o terceiro, padre  JOSÉ GONÇALVES DE MEDEIROS. A seguir sem definição precisa de datas, foi vigário, MANUEL CASSIANO DA COSTA PEREIRA, filho do mprimeiro Capitão-Mor de Areia, BARTOLOMEU DA COSTA PEREIRA. Depois dele veio a figura siungular do padre FRANCISCO DE HOLANDA CHACON,que a partir de 1834 governou nossa freguesia por 52 anos, até sua morte, sendo substituido pelo imortal vigário ODILON BENVINDO DE ALMEIDA E ALBUQUERQUE ( 1888 -1912).



Ambas as pesquisas foram feitas e enviadas para mim pelo conterraneo amigo, Franciscode Assis Silva, o popular Assis Neguim.

0 comentários: