quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

JOAQUIM DA SILVA ------------ O EMERITO EDUCADOR AREIENSE

     O LATINISTA JOAQUIM DA SILVA,educador,politico, administrador, nascido a Tres de Julho de Mil Oitocentos e Vinte. viveu sua vida quase toda dedicada intensamente a nossa Areia querida.
     Tinha somente Vinte anos de idade, quando por concurso, passou a reger a cadeira de Latim e Francês em Areia, onde permaneceu por cerca de Vinte e Cinco anos, até 1865. Fundou um colégio com internato, para o ensino secundário, que manteve até 1882, quando foi residir na capital do nosso Estado da Paraíba.
    Com Trinta e Cinco anos de idade publica a sua gramatica para os estrudantes iniciantes na lingua Latina --- que muito serviria á mocidade estudiosa da época. lecionava Francês, Latim, Portugues e Matematica. Escreveu um metódo para o ensino do Grego, que não chegou a ser publicado. Teve atuação decisisva na construção do Teatro Recreio Dramatico, que depois tomaria a denominação de Teatro Minerva, erguido em 1859, muitos anos antes de ser inaugurado na capital do Estado o teatro Santa Rosa.
     Joaquim da Silva, incansavel no trabalho constante pela sua terra, instalaria ainda a primeira biblioteca de Areia, criaria um clube de dança, com o fim de movimentar o meio social. Foi eleito cinco vezes consequtivas Dep. Provincial, nas legislaturas de 1850 a 1868, tendo ocupado igualmente a presidencia da Câmara Municipal de Areia-PB. Transferindo-se para a capital, em 1882, fundadndo ali o " Colégio Paraibano", um educandario considerado modelar na época, também  ocupou o ligar de Inspetor do Tesouro.
     O maior feitode Joaquim da Silva terria lugar no ano de 1865. Estava ele na sua pequenina cidade de Areia, entregue a seus livros,  seus discípulos e sua simplicidade. Teve comhecimento, que fora aberto um concurso para a cadeira de Latim, nos Cursos Anexos da famosa Faculdade de Direito do Recife, que funcionara em Olinda-PE. Resolve realizá-lo, embora para muitos isto constituisse um atrevimento. Com o seu aspecto de homem simples do interior paraibano, roupinhas feitas em Areia, modesto, vai de cavalo até Alagoa Grande-PB, onde toma o trem para o Recife-PE. Ia para Olinda se matricular no concurso.
     Quando chega a Faculdade de Direito, o secretário o recebe com certa ironia:e o Senhor quer mesmo se matricular no concurso? O Senhor já ouviu falar nos seus concorrentes? quais são eles? --- o genial TOBIAS BARRETO  e o padre FELIX BARRETO DE VASCONCELOS, os maiores Latinistas do nordeste. mesmo assim o Senhor tenta enfrenta-los...??? vim para isso, realizar o concurso, responde resoluto Joaquim da Silva.
     As provas se efetuaram. Com tanto  brilhantismo todos  os tres candidatos  se portaram, que a austera banca examinadora ficou numa situação difícil para a classificação. E tem afinal uma saída. Classifica todos tres em primeiro lugar. Tobias  Barreto, tido como o terrivel demolidor da época, o padre Félix Barreto de Vasconcelos, o grande e temível Latinista do Norte  e Joaquim da Silva  o modesto matutinho de Areia.  Mas o escolhido foi o padre Felix Barreto de Vasconcelos nomeado por critério de idade.  Tobias Barreto, tomado de admiração pelo preclaro Areiense ficou mantendo com ele, correspondencia amistosa redigida em Latim.
     Joaquim da Silva   assinalou uma époica em Areia. Fez discipulos e seus discipulos se tornaram mestres de outros mestres.
     Muitos alunos ilustres passaram por suas mãos, nomeadamente Dr. JOSÉ EVARISTO, DR. CUNHA LIMA, DR. ABDON MILANEZ.  DR.DR. MATIAS DA GAMA, PEDRO AMÉRICO, PADRES ANTONIO BORGES E SEBASTIÃO BASTOS, MONSENHOR LUIZ SALES, ALVES GAMA E JOSÉ BERARDO que, mal saído do curso, com menos de vinte anos de idade, substituiu o mesmo quando este se aposentou, em fins de 1865. Os próprios filhos de Joaquim da Silva ---- JULIO, HORACO, TITO e CINCINATO foram alunos de Berardo, bem como os outros rapazes da terra, entre os quais ALVARO MACHADO, ADAUTO AURELIO DE MIRANDA HENRIQUES, primeiro Arcebispo da Paraíba e fundador da Arquidiocese , WALFREDO LEAL, COELHO LISBOA, AURELIO DE FIGUIREDO e XAVIER JUNIOR,  nomes que se projetaram  além das fronteiras da Paraíba.
     De seus dois casamentos, o primeiro com Dona Joaquina Nunes Pinto, da família Costa Machado, o segundo com Dona Raquel Augusta de Gouveia, irmã do Dr.  José Evarisrto, teve 26 filhos, dos quais se destacaram pela abnegação conquistada no magistério, no Jornalismo, na fama Latinistica, JULIO SILVA, HORACIO SILVA, TITO SILVA, CINCINATO SILVA e ABEL DA SILVA.
     Joaquim da Silva como administrador fez calçamentos na cidade e executou os trabalhos da estrada de rodagem, na Serra da Onça entre Areia e Alagoa Grande, por um traçado que ele mesmo estudara e que foi aproveitado depois pelo engenheiro KRAMENACKER.
     Cronstruiu un poço, lá onde hoje está o Banco do Brasil, posteriomente tapado depois da morte de uma menina perseguida pela própria mãe.
     Em religião professava o espirtismo. Apenas essa doutrina começou a ser divulgada na França por ALLAN  KARDEC, já em Areia o professor de Latim fazia experiencias, num grupo familiar em que sevia de  medium seu filho Júlio Silva. Faleceu a primeiro de Julho de 1889.


Pesqusado por Francisco de Assis Silva, o popular Assis Neguim, Areiense barrista.

0 comentários: