quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

MAIS UM CORONEL AREIENSE---- FRANCISCO GALDINO DE ALMEIDA

     O CEL. FRANCISCO GALDINO DE ALMEIDA nasceu em Areia-PB aos quatro dias do mês de Abril de Mil  Oitocentos  e Cinquenta e Seis.
     Durante toda sua existencia, registra-se um íntimo e constante contato com sua terra natal: agricultor, amava seus partidos de cana, e seus pés de café. Sua instrução resumida as primeiras letras, não o impedia de redigir corretamente e de ainda dominar uma fina ironia como se percebe atrvés de suas cartas familiares. Homem introvertido e de temperamento calmo, baixo de estatura, magro, de cabelos e olhos quase negros, este homem, quase carrancudo, podia ter o riso mais aberto e franco nos momentos de alegria. Trabalhador obstinado e politico severo, criou uma repulsa a João Pessoa, a quem chamava de  o "ASA NEGRA" da Paraíba por este ter perseguido administrativamente seu filho Dirceu na Revolução de 1930.
     Tinha uma profunda amizade e estima pelo seu irmão mais velho, o padre SEBASTIÃO BASTOS DE ALMEIDA, que possuia uma influencia muito grande sobre seus filhos, até mesmo na escolha de seus nomes. Confiou ao padre Sebastião Bastos a guarda e a educação de alguns de seus filhos, como DEMOCRITO e ROSITA.
     Na politica do IMpério, situava-se entre os Liberais, como o seu irmão, o professor MODESTO. Em Areia seguia a politica dos CABRAL DE VASCONCELOS e depois a de seu compadre o Dr. OCTACILIO DE ALBUQUERQUE.  Pelos anos de 1891 e1892, ocupou, junto a outros parentes, a Intendencia de Areia que foi destituida por força das armas pelo mandonismo do Dr. CUNHA LIMA, fato que durante muito tempo marcou uma acirrada luta entre essas familias.
     No ano de 1881 casou com Dona Rosa Amélia Pires Ferreira Patricio da Costa, dona NENEN como era conhecida em família. Mulher de temperamento austero, tinha todas as caracteristicas de uma verdadeira matriarca. Dona Nenen nasceu em Areia aos Vinte e Nove dias do mês de Novembro de Mil  Oitocentos e Sessenta e Quatro e faleceu por volta de 10 de  Novembro de 1956, com 92 anos de idade. Era filha d o comerciante Simão Patricio da Costa e de Dona Rosa Amélia Pires Ferreira de Albuquerque. O velho Simão da Botica, como era conhecido em Areia por possuir uma farmacia, era filho de um imigrante portugues. De origem modesta, fez-se pelo seu trabalho obstinado, chegando a ocupar lugar de destaque na sociedade Areiense da época.  Abolicionista fervoroso, participou de todos os movimentos que tinham como objetivo a emancipação dos escravos.
     Foi o último diretor do velho Teatro Minerva de Areia-PB.  O moço Simão, casou numa grande família, com dona Rosa Amélia, filha de Manoel Pires Ferreira de Albuquerque, de Sousa -PB, e de Dona Maria Madalena de Souto Maia.

Obs: O Coronel Francisco Galdino de Almeida, faleceu em 1933, em Areia,aos 77 anos de idade.

Pesquisa feita por Francisco De Assis Silva, o popular Assis Neguim, do livro "Almeidas da Casa do Patrocínio."  ARGUS VASCONCELOS DE ALMEIDA --- OLINDA-PE --1979.

0 comentários: