quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

JORNAIS EDITADOS EM AREIA -PB

O AREIENSE-----Primeiro jornal do Munícipio. com número inaugural saído a 15 de Agosto de 1877. Destinava-se a contribuir para o Progresso do lugar, sem se ocupar das questões poiliticas. Fundado por Julio Silva e Joaquim Da Silva, tinha oficina própria e sua feição grafica era obra de TITO SILVA, tipógrafo que serviu a imprensa de quase todo Estado da Paraíba. Ciculou durante tres anos---até 1880 nessa primeira fase. Em 1887 ressurge em segunda fase, com ALFREDO MOREIRA GOMES. Aí, só dura um ano, fechando em 1888.
O SÈCULO ---, fundado por ALFREDO MOREIRA GOMES,  em 1883, que era juiz da Comarca de Areia. Era impresso na tipografia que servira  a O AREIENSE, aquele tempo já pertencente a TITO SILVA.
A EDUCAÇÃO--- Fundado em 1886.sob a direção de XAVIER JUNIOR. Circulou durante quase um ano.
VERDADE---Jornal fundado em 1888 por MANOEL DA SILVA, batalhador da causa abolicionista. Abaixo do seu  sub-título, lia-se a frase latina: AMICUS PLATO,SED MAGIS AMICA VERITAS. Saía as Terças, Quintas e Sábado. Da coleção do professor ÁTILA ALMEIDA que  se apresenta como a mais completa, o último número traz a data de 19 de Novembro de 1895. Nessa última fase, já trazia impresso o expediente, em que se via apenas o nome do redator-chefe: JOSÉ DA COSTA MACHADO. Após a morte de MANUEL DA SILVA, foram seus dirigentes sucessivamente: XAVIER JUNIOR, RODOLFO PIRES,OTCILIO DE ALBUQUERQUE  E JOSÉ DA COSTA MACHADO.Colaboradores do VERDADE: ÁVILA LINS, BENTO NOBRE, COELHO NETO, FIRMINO FREITAS,  BELINO SOUTO, ZORKAN JUNIOR FRANCISCO MARINHO, SIMÃO PATRICIO, SILVESTRE FREIRE e ABÍLIO  CAVALCANTI.

A ESCOLA---jornal de 1890, era organizado pelos estudantes da cidade, dentre eles ULISSES COSTA, HORACIO DE ALBUQUERQUE, OTACILIO DE ALBUQUERQUE, JOÃO SERRÃO e PEDRO MIQUELINO.

O DEMOCRATA---Jornal politico de 1892 que se dizia "Orgão do Povo". Era literario e noticioso, sendo publicado nos dias 5,10,15,20,25 e 30 de cada mês. Saindo o número inaugural a 17 de Abril de 18, foi empastelado a 19 de Julho de 1895.
     O DEMOCRATA foi o jornal mais combativo de Areia, questionando severamente os atos do governo. Seu diretor era FIRMINO COSTA.  Colaboradores: CALDAS BRANDÃO, Dr. CUNHA LIMA, ANACLETO MATOS, SALVINO ROMARIZ, LUIZ BORGES, PEDRO MIQUELINO e ULISSES COSTA.

O MOSQUITO---Fundado em 1894, era um periodico humoristico no qual tomaram parte as seguintes figuras: ABEL COSTA, ARTUR HENRIQUES, BENTO NOBRE,FRANCISCO ÁGAPITO e outros.

LIBERTADOR---Orgão noticioso republicano fundado em 1895 por JOSÉ ELIAS  D'AVILA LINS, contou com a colaboração de SIMEÃO LEAL, FREDERICO CAMPOS, BELINO SOUTO, LEOPOLDO LOUREIRO e outros.
Obs. um fato que chama a atenção, em 1895 a cidade de Areia possuia quatro jornais em circulação: VERDADE, DEMOCRATA, O MOSQUITO  e LIBERTADOR.

A EVOLUÇÃO--- fundado em 1900 por JOSÉ DA COSTA MACHADO. Efêmero, sairam poucos números.

CORREIO DA SERRA---Fundado em 1909. Entre os colaboradores, os nomes de JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA, LIVIO CESAR, JOÃO MINERVINO DE ALMEIDA e EDESIO SILVA.Circulou durante um ano.

O CENTRO---Semanário fundado em 1911 e dirigido por SIMÃO PATRICIO. Foram seus colaboradores: JOSÉ D'AVILA LINS, JOÃO CAMELO, EDESIO SILVA, JOÃO LOURENÇO e outras figuras da época.

A EVOLUÇÃO---Em sua segunda fase, que reabre a 07 de Setembro de1916, ainda com JOSÉ DA COSTA MACHADO, que aparece no expediente como Diretor Gerente. Com o cargo de Diretor Geral aparece LINDOLFO CAVALCATI. Saía aos Sábados e tinha oficina própria. Em 1917 foi ameaçado de fechamento, pelo suplente de delegado de Areia. Mas esse atentado à liberdade de imprensa não chegou a ser consumado. A EVOLUÇÃO trazia noticias sociais, culturais e  politicas, além de um balanço do comércio local. Seu quadro de colaboradores era composto por: RAUL PIRES XAVIER, JOSÉ SIMÕES COELHO, FRANCISCO WALDOMIRO LORENZ... Semanario, a última edição correspondente a segunda semana de Julho de 1919.

A RONDA---Jornal noticioso e recreativo, com mesclas de humorismo e politica, fundado em 1917 por HORACIO DE ALMEIDA. A propósito, este historiador em seu livro "BREJO DE AREIA", chama seu jornal A  RONDA de "jornaleco". Certamente,é um caso de pura modestia. No empreendimento, o escritor  HORACIO DE ALMEIDA,  era ajudado intelectualmente por JOSÉ RUFINO DE ALMEIDA, NESTOR DE QUEIRÓS, LADISLAU RAMOS, OTAVIANO CARNEIRO e JOSÉ DA COSTA MACHADO.

O LUZEIRO---Também fundado pelo escritor HORACIO DE ALMEIDA  em 1927, para divulgar a doutrina espírita. HORACIO  era secretariado pelo poeta SEBASTIÃO VIANA.

O SÉCULO---Semanrio fundado pelo advogado JOSÉ CORREIA LIMA e pelo professor de Portugues ANTONIO BENVINDO DE VASCONCELOS, em 1946, com a ajuda financeira de JOSÉ RUFINO DE ALMEIDA e  MANUEL DE AZEVEDO MAIA. Além de ter  tido uma vida relativamente longa para um semanario interiorano. O primeiro número é de 15 de Junho de 1946 e o último é de 11 de Junho de 1949, foi um dos jornais mais  curioso de Areia-PB. Era enviado para todo o Estado da Paraíba e ainda hoje existem pessoas, nos diversos recantos  desse rstado, que possuem coleção.
     Muito bem apresentado graficamente e com um bom nível de matérias literarias; O SECULO publicava artigos, cronicas e poemas de autores da terra, como dos próprios fundadores. Dentre esses colaboradores podemos registrar: AMAURY VASCONCELOS, OTACILIO CAVALCANTI,GUIOMAR CHIANCA, GAZI NOBRE, LOURDES TRAVASSOS, FÁBIO B. SERRÃO, MANOEL GOUVEIA THALIS ALMEIDA, JOSÉ RUFINO DE ALMEIDA ADELMO MACHADO, DORINHA C. GUEDEDS, AIDE ALMEIDA, CRISÓLITO LAUREANO DOS SANTOS, MANOEL GUEDES PEREIRA, MARIA B. MACHADO, PLÁCIDO CABRAL, PADRE FRANCISCO LIMA, SIMÃO PATRICIO, EUCLIDES CÉSAR e tantos outros.
     Dos colunas de O SECULO figuram como as mais interessantes: Coisas da Cidade e Curiosidades Literarias, esta última assinada pelo professor AMAURY VASCONCELOS.
     Célebre  no jornal, O SECULO foi a polemica intitulada "Café, Açucar e Agave" entre José Rufino de Almeida e Adelino Alves Machado, Agrônomo e Professor da Escola de Agronomia do Nordeste.

O DECENIO--- De 1947, jornal comemorativo do primeiro decenio do Colégio Santa Rita de Areia-PB.

GAZETA ACADEMICA---De 1953. Seu Diretor era IVANOÉ BARACHO; Redator chefe --JOÃO LUSTOSA; Secretário--DORIAN NOBREGA; Gerente-- NOBERTO BARACUHI.  Colaboradores: JONAS LEITE CHAVES E DORIAN NOBREGA.

O COMETA---De 1954. Jornal informativo que se limitava ao noticiario local. Diretor--O médico HERCILO RODRIGUES. Redator--Sr. JOSÉ HENRIQUE. Gerente--REGINALDO GALVÃO. Secretario--ANTONIO BATISTA.

A GLEBA---Revista editada em 1955 pela  Escola de Agronomia do Nordeste. Nesse mesmo ano, o estabelecimento lança o boletim informativo sobre as atividades.

Pesquisado por Francisco de Assis Silva, o popular ASSIS NEGUIM, areiense barrista.

0 comentários: