quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

NABUCO DE ASSIS PEREIRA SE MELO

     NABUCO DE ASSIS, era filho do Coronel Francisco de Assis Pereira de Melo e de Dona Consórcia Cesar Falcão Pereira de Melo. São seus irmãos: Francisco de Assis Pereira de Melo Junior( Seu Assis da Usina); Nilo de Assis; Dr. José de Assis,  DR. João de Assis, Dr. Saulo de Assis e Dona Maria Cely Pereira de Melo Xavier.
     Seu pai, conhecido como  O Coronel Chico de Assis, foi fundador da Usina açucareira Santa Maria em 1927, que apos sua morte passou a ser administrada pelos seus filhos Assis, Nilo, Nabuco e José. Essa empresa ficou nas mãos da familia até o inicio da década de 1950, quando passou para o dominio do Sr. Solon Lyra Lins.
     As raízes politicas de Nabuco de Assis, começaram com seu avô materno, o Capitão Effreu Justiniano César Falcão, que era na época do Império, membro do Partido Liberal, tendo sido vereador na Câmara de Areia-PB (1887 -1890) que foi o último do Império. O mesmo foi depois, já no Regime Republicano, Presidente do Conselho de Intendencia eem 1895 e Conselheiro Municipal (1895 -1896). Sendo Presidente no ano de 1895. Foi novamente Conselheiro Municipal(1901 a 1904), tendo sido eleito Presidente do Conselho de 1901 a 1902.
     Seu tio materno Josafar César Falcão foi Conselheiro Municipal duas vezes( 1917 -1920) e (1921 -1924). Nabuco de Assis era também sobrinho dos sacerdotes Monsenhor Jeronimo César e Monsenhor Alvaro César, que tanto dignificaram a Igreja Catolica.
    Seu pai, o Coronel Chico de Assis, foi Presidente do Diretorio Municipal do Partido Progressista de 1933 a 1937. A sua família, tanto a paterna como a materna, sempre foram adversarias ferrenhas de Dr, CUNHA LIMA e depois  do Coronel Cunha Lima Filho, cuja politica sempre combateram.
     Quando da fundação dos partidos politicos em1945, Nabuco de Assis se filiou ao Partido Social Democratico(P.S.D), tendo sido membro do Diretório Municipal. Foi candidato a vereador em 1947, mas não se elegeu. Em 1951, foi candidato a Vice-Prefeito na chapa de Armando de Freitas pela coligação P.S.D /PL. tendo sido eleito com 2.167 votos.
     Em virtude de uma licença tirada pelo prefeito Armando de Freitas, assumiu a prefeitura de 04 de Fevereiro a 21 de Julho de 1952. Voltaria a assumir novamente de 06 de Outubro de 1952 a 14 de Abril de 1953, quando faleceu , vitimado por um acidente aéreo em João Pessoa.
     Foi  o pioneiro da aviação em Areia, tendo adquirido um avião Teco-Teco, prefixo PPT O.U conseguido no Aéreo Clube da Paraiba. O mesmo foi restaurado graças  a habilidade dele e do seu irrmão Nilo de Assis, nas oficinas da USINA SANTA MARIA. O primeiro pouso, foi feito no distrito de Muquém( Areia-PB), na propriedade deo Sr, Severino Teixeira de Barros. Depois contruiiu um campo de pouso no distrito de Mata Limpa( AREIA-PB), na propriedade de seu sogro, Severino Jardelino de Azevedo( Severino Ségio).
     Ao assumir a Prefeitura, iniciou a construção de um campo de pouso na Chã de Jardim, zona rural do municipio, em convenio com o governo do Estado, que foi inaugurado logo após sua morte pelo Prefeito Armando de Freitas.
     Foi ele que lutou npara trazer o telefone para Areia, tendo construido a rede que ligava Areia a Alagoa Nova e Campina Grande. Adquiriu o Centro Telefonico, e deixou praticamente em funcionamento.. Promoveu reforma na rede de energia da cidade, tendo adquirido um motor novo, mais potente, para a empresa de luz. Iniciou em convenio com o governo do estado o saneamento da cidade e a construção da adutora do Rio do Canto. Promoveu melhoramentos na cidade,no distrito de Remígio e na zona rural.
     Era um grande administrador, infelizmente a fatalidade o impediu de ver concluido seus projetos administrativos em prol de nossa Areia amada, pois era dinamico e tinha muita visão.Entretanto tinha também  grandes defeitos, sendo acusado de violento, arbitrário e vingativo por seus inimigos, mas também tinha suas virtudes.
     Quando foi inaugurado o Centro Telefonico, foi aposto seu retrato, numa forma de reconhecimento a sua luta para trazer o telefone para a nossa cidade. Foi esquecido com o passar dos anos, sendo só lembrado em 1986, quando foi aprovado projeto de lei na Cãmara Municipal, dando seu nome a uma das ruas do Bairro da Jussara.



Autor desta pesquisa:  Francisco de Assis Silva, o popular Assis Neguim, Areiense nato.

3 comentários:

Bete disse...

Menino! Dessa eu gostei embora tenha sido postado no lugar errado, KKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Brincadeira! Mas, bem que ficaria melhor nas trilhas.

Hugo Caldas disse...

Gostaria de saber como foi a morte de Nabuco de Assis, já que no texto se falou em tragédia. Favor remeter resposta para: hucaldas@gmail.com
Estou em pesquisa sobre um acidente aéreo no Aeroclube da Paraíba na década de 50 e toda a informação será bem vinda. Grato. Hugo Caldas

Anônimo disse...

Olá, se puder fale comigo no WhatsApp 83988280411, me chamo Felipe.