terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ALFREDO MACENA DE ANDRADE OURO CONCEITUADO MUSICO AREIENSE.

     Alfredo Macena, nasceu aos cinco dias do mes de Julho de Mil Novecentos e Seis, tendo como pais: RAIMUNDO WALFREDO MACENA  e ANTONIA EGIDIA MACENA,  na cidade de Areia-PB.
     Começou seus estudos musicais aos doze anos de idade e com treze anos já era músico da Filarmonica Argemiro de Figueiredo, na nossa cidade de Areia. Aos dezoito anos foi maestro da Filarmonica Remigense, na cidade de Remigio-PB. Logo em seguida, foi maestro da Filarmonica de Areia até o ano de 1929, tendo, depois ido para Parelhas-RN, onde começou reger a Filarmonica 11 de Fevereiro daquela cidade, fixando-se lá , por seis anos e oito meses.
     Em 1933, casou-se com a senhorita Alba Macena Pereira, na cidade de Juazeirinho. No ano de 1935, foi morar em Picuí-PB, para reger a Filarmonica Coronel Antonio Xavier, onde residiu durante vinte sete anos. Ali nasceram suas cinco filhas. No ano de 1957, transferiu-se com a familia para a cidade de Campina Grande, mas permaneceu mestrando a Filarmonica de Picuí.
     Na cidade de Campina Grande, regeu a Filarmonica Epitácio Pessoa, tendo conseguido troféu de melhor bande de Música da Paraíba, eum concurso realizado no Esporte Clube Cabo Branco, na cidade de João Pessoa.
     Durante o periodo em que exercia as suas funções de maestro na cidade de Picuí, ainda regia a Filarmonica Eugenio de Vasconcelos, na cidade de Pedra Lavrada-PB, e também a Filarmonica José Procópio, da cidade de Soledade-PB.
   Foi o criador da Filarmonica São José, da cidade de Juazeirinho-PB,a Filarmonica São Sebastião, da cidade de Gurjão-PB, e a Filarmonica Bom Jesus, do distrito de Boa Vista em Campina Grande, hoje cidade.
     Enquanto  regia essas Bandas de Música, permanecia maestrando a Filarmonica de Picuí, onde fez muitos músicos, tendo alguns se sobressaído, com destaque em outras cidadesz, como no Rio de Janeiro, na banda de Música dos Fuzileiros Navais, que teve como maestro  seu ex aluno, o Capitão Aluizo Henriques da Costa.
     Infelizmente teve que afatar-se do exercício de suas funções musicais, por motivo ede doença( Glaucoma).
     Por todas as cidades onde foi maestro, Alfredo Macena de Andrade deixou, em vários arquivos, mais de quinhentas composições, todas de sua autoria, tais como ::  dobrdos, valsas, boleros, marchas solenes, sambas, etc. 

0 comentários: