EM DOZE DE OUTUBRO DE MIL NOVECENTOS, ASSUME O GOVERNO DO ESTADO DA PARAIBA JOSÉ PEREGRINO, QUE CONVIDA PARA SER CHEFE DE POLICIA ( atualmente Secretaria de Segurança pública) O AREIENSE ANTONIO SIMEÃO LEAL.
AOS CINCO DIAS DE ABRIL DE MIL NOVECENTOS E UM, DE ORDEM EXPRESSA DO CHEFE DE POLICIA, A PROPRIEDADE "MUNDO NOVO" FOI CERCADA PARA CAPTURA DE CRIMINOSOS.
INDUZIDA PELA SUSPEITA DE QUE "MUNDO NOVO" ERA UM COITO DE ANTONIO SILVINO O CANGACEIRO E SEU GRUPO, A FORÇA POLICIAL COM CERCA DE OITENTA PRAÇAS, SEGUNDO O HISTORIADOR AREIENSE HORACIO DE ALMEIDA, ENQUANTO O EX MINISTRO E ESCRITO JOSÉ AMERICO DE ALMEIDA CALCULOU EM CERCA DE TREZENTOS HOMENS, SOB O COMANDO DO CAPITÃO PM TOLENTINO LEITE, ATACARAM O " MUNDO NOVO".
A NOTICIA DO CERCO AO ENGENHO SUPRA CITADO, DEIXOU TODA CIDADE DE AREIA PASMADA.
ERA A PROPRIEDADE RURAL DO DR. CUNHA LIMA( JOSÉ ANTONIO MARIA DA CUNHA LIMA), EX-DEP. FEDERAL E CHEFE POLITICO DA OPOSIÇÃO LOCAL.
QUEM VISSE A PESSOA NÃO DIRIA O QUE ERA.
UM HOMEM FORTE, COM SUA APARENCIA MODERADA, OS OLHOS SEMI CERRADOS E OS BRAÇOS CAIDOS. A VOZ ERA BAIXA E ESPAÇADA, SEM UMA CENTELHA DE EXALTAÇÃO. ESSA NATUREZA FRIA DISSIMULAVA A FIBRA TERRIVEL.
ERA UM HOMEM TREMENDO. TINHA INFLUENCIA E DISPOSIÇÃO PARA A LUTA.
SUA CASA NA CIDADE VIVIA FECHADA. ENCERRADA A ATIVIDADE PÚBLICA ENFURNAVA-SE NO SEU ENGENHO.
COSTUMAVA DIZER: " SOU UM SER SELVAGEM"! MAS ERA ACOLHEDOR E SOCIAVEL. ASSIM ERA O HOMEM PROTAGONISTA DA TRAGEDIA QUE NESSE DIA ABALOU TODA AREIA.
DR. CUNHALIMA RECEBE A FORÇA POLICIAL A BALA E SUSTENTA O TIROTEIO DURANTE DEZESSEIS HORAS, DE UMA DA MADRUGADA ÀS CINCO DA TARDE DE UMA QUARTA-FEIRA DE CINZAS, SEM FOLGA DE UM INSTANTE.
APESAR DE TER SIDO PEGO DESPREVENIDO, TINHA A SEU LADO HOMENS DE CONFIANÇA QUE GOSTAVAM DE BRIGAR, COMO O NEGRO "BELARMINO, MANOEL DAMASIO, JOÃO LOPES E ALGUNS OUTROS"
RODEADO DE MENORES E FILHAS MOÇAS, ATIRAVA ELE MESMO.
O FILHO MAIS VELHO, "SIZENANDO, FORA FERIDO AO SALTAR PELA JANELA PARA IR BRIGAR EM CAMPO RASO.
O TENENTE PAULINO PINTO FORA RASTEJANDO ATÉ O POPNTO E EXIGIA QUE A CASA FOSSE VAREJADA.
NOVAS DESCARGAS. O LEÃO CUNHA LIMA, ESTAVA DISPOSTO A LUTAR ATÉ O ÚLTIMO CARTUCHO.
A COISA ESTAVA ASSUMINDO ASPECTO DE TRGEDIA QUANDO CHEGA DA CIDADE AO TEATRO DA LUTA UMA COMISSÃO PACIFICADORA, ENCABEÇADA PELO VIGARIO DA CIDADE, ODILON BENVINDO, QUE DE CRUICIFIXO EM PUNHO, SUPLICA MISERICORDIA AOS CONTEDORES.
A FORÇA SITIANTE IMPOS UMA CONDIÇÃO PARA LEVANTAR O CERCO. SÓ SE PERMITISSEM QUE A CASA FOSSE CORRIDA E O DONO RESISTISSE.
DEPOIS DE MUITA INSISTENCIA, ABRIU-SE A PORTA E DEU-SE UMA CENA PATETICA. A FERA, CUNHA LIMA,VOLTOU-SE E QUASE ABANANDO-LHE OS QUEIXOS, DISSE PARA O VIGARIO: "AQUI ESTÁ O ÚNICO RESPONSAVEL PELO QUE ESTAR ME ACONTECENDO". SIMPLESMENTE PELO FATO DO VIGARIO SER AMIGO DO CHEFE CONTRARIO, SIMEÃO LEAL.
CHEIO DE ENERGIA E HUMILDADE, O VIGARIO ACALMOU-O, E DISSE, VIM SALVAR SUA FAMILIA!
DR. CUNHA LIMA TINHA A CAMISA ABERTA E ARREGAÇADAS AS MANGAS.EMPUNHANDO A ARMA, COM A MESMA FÚRIA E O ROSTO TRANSTORNADO REPETIU, NUMA VOZ ROUCA: ESTÁ AQUI O CULPADO DE TODA MINHA DESGRAÇA, REFERINDO-SE AO PADRE ODILON BENVINDO.
VIA-SE UM ARSENAL ESPALHADO NO CHÃO.
SEM NENHUM SINAL DE MEDO OU DE REVOLTA, NESSE MOMENTO INSEGURO, O PADRE RUDE E CAUTELOSO FORMULA NOVOS APELOS.
QUE PALAVRAS FORAM DITAS? OPEROU-SE O MILAGRE. O INIMIGO ESTENDEU-LHE A DESTRA QUEIMADA DE POLVORA. QUASE O PUSERA FORA DE CASA E AGORA O VIA COMO UM SALVADOR.
TUDO ACABOU EM NOME DE DEUS. LÁ SE FOI TODA A FAMILIA NA NOITE ESCURA E CHUVOSA PARA O MUNICIPIO DE ALAGOA NOVA, ONDE HAVIA UM REFUGIO AMIGO. NOITE, CHUVA, SANGUE E UM ÓDIO QUE NÃO SENTIA O TEMPO PASSAR.
DURANTE MUITOS ANOS, DR. CUNHA LIMA CONSERVOU A FACHADA DA CASA DE "MUNDO NOVO" ESBURACADAS PELAS BALAS. SÓ FARIA O REPARO DEPOIS DE AJUSTAR CONTAS COM O SEU ANTAGONISTA ANTONIO SIMEÃO LEAL.
NÃO SE PERDOAVAM. MUITOS ANOS DEPOIS, ELEITOS DEP. FEDERAIS ENCONTRARAM-SE NA CAMARA E DEU-SE A RECONCILIAÇÃO, TORNANDO-SE GRANDES AMIGOS.
Pesquisa feita pelo meu amigo e conterraneo,FRANCISCO DE ASSIS SILVA, o popular ASSIS NEGUIM.
0 comentários:
Postar um comentário