quarta-feira, 18 de novembro de 2009

DISCURSO EM COMICIO DE ENCERRAMENTO DA CAMPANHA DE ENCERRAMENTODO CANDIDATO DR. ELSINHO DA CUNHA LIMA

          NASCER NESTA TERRA É TER NA ALMA A FECUNDAÇÃO DA SEMENTE DA INTELIGENCIA.
          NÃO VOU SER PROLONGADO, A EXEMPLO DA SABEDORIA DOS SÁBIOS: FALAR POUCO E OUVIR MAIS.
          VIM PREPARADO PARA ESTE MOMENTO, A NATUREZA ME PREPAROU PARA ESTE ATO. NESTA HORA ALIMENTO O PENSAMENTO E BEBO O VENTO PARA AREJAR A MEMORIA. ESTAR AQUI É TER FELICIDADE! DIZIA BAYRON: " O MELHOR MEIO DE CONSERVAR A FELICIDADE É PRTILHÁ-LA." AMADA CIDADE, LONGE DE TE SONHO E PERTO  TE ACORDO. VIM TE FALAR E TE VER, A PALAVRA FASCINA E O OLHAR CONQUISTA. VIM ME ENVOLVER NA FORMOSURA DA TUA NOITE! A NATUREZA TE FEZ NA ALTITUDE PARA PRÓXIMA DO CÉU RECEBER DE PERTO AS BÊNÇÃOS DE DEUS. AOS PÉS TENS O TAPETE  VERDE DA BORBOREMA, SOBRE A CABEÇA O DIADEMA DE ESTRELAS DO FIRMAMENTO. DEIXEI DE ASSISTIR O BAILADO EO GORGEIO DAS GAIVOTAS DO ATLÂNTICO DE TAMBAÚ PARA DAQUI DE CIMA DA SERRA ASSISTIR O CÂNTICO DOS COLIBRIS DA TERRA QUIERIDA. SAÍ  DE JUNTO DO MAR DE TAMBAÚ PARA FICAR PERTO DESSE MAR DE GENTE. ESSA CAMPANHA É VISTA COM O CORAÇÃO. DIZ FREI ALMIR RIBEIRO GUIMARÃES, "SE ENXERGA MELHOR COM O CORAÇÃO.".
          UMA META QUE DEVE SER PRIORIDADE NA ADMINISTRAÇÃO DO DR. ELSON FILHO, É DAR AUTO NESTIMA A ESSE POVO E JUNTO AOS ORGÃOS COMPEYTENTES MANTER A TRANQUILIDADE DA CIDADE. TER A HUMILDADE E MATURIDADE DO PREFEITO ADEMAR,É ESSENCIAL PARA SER BOM GOVERNANTE.
          O AREIENSE NÃO PODE ESQUECER O MONSENHOR RUY VIEIRA, O EX PREFEITO ELSON CUNHA LIMA, QUE DERAM  PROGRESSO E  VIDA A CIDADE.
          NESTE BREJO ESTÁ O MARCO DOS SEUS IDEAIS. O IDEAL É SEMNTE QUE GERMINA NA ALMA, CRESCE E FLORESCE NA REALIZAÇÃO DO MMESMO.
       LOGO MAIS CHEGA  A MADRUGADA, AO0 AMNHECER VAMOS PRESENCIAR NO LEVANTAR DO HORIZONTE A COROA DE OURO DO INFINITO.
         O DESJO EXPRESSA A VONTADE. NO CALÇADÃO DA RUA SANTA RITA, SE COLOCADO EM BRONZE, TRISTÃO GRANGEIRO, PICICO, ABDON MILANEZ, SEMEÃO LEAL, ALVRO MACHADO, JOÃO MACHADO, MANOEL  DA SILVA, JOAQUIM DA SILVA, COELHO LISBOA, HORÁCIO DE ALMEIDA, EZILDA MILANEZ,CORONEL CUNHA LIMA, PROFESSOR AMÉRICO PERAZZO, PASSARIA A SER CHAMADO: ALAMEDA DOS SONHADORES.
          ESSA IDEIA SE FOR REALIZADA, TALVEZ NÃO ALCANCE, MAS, O MEU ESPÍRITO CONTEMPLARÁ. QUANDO EU NÃO ESTIVER MAIS AQUI, É POR QUE ESTOU FLUTUANDO NO COSMO, PENDURADO NO ESPAÇO, SUSTENTADO PELAS MÃOS DE DEUS, AMPARADO NOSSA SENHOR.
         DIZIA GUIMARÃES ROSA,"AS PESSOAS NÃO MORREM SE ENCANTAM ENTRE AS ESTRELAS."
          AMADA CIDADE, ONTEM FOSTES O CANTEIRO DA MINHA INFANCIA, AMANHÃ SERÁS O ALBERGUE DA MINHA VELHICE!
          DIZIA JOSEPH MURFI, " A VELHICE NÃO É UM VÔO DOS ANOS É A MADRUGADA DA SABEDORIA DA MENTE DO HOMEM."
          RECORDO  NESSA HOMENAGEM, A ESCRITORA EZILDA MILANEZ, QUE FUNDOU A CASA DE SÃO FRANCISCO, DE AMPARO AOS NECESSITADOS. NO GRUPO ESCOLAR ALVARO MACHADO, ENSINOU AS LETRASPARA O CAMINHO DO FUTURO E A TERNURA PARA O CAMINHO DA BONDADE.
          O SERESTEIRO CARLITO, SEMPRE ÀS ALTAS HORAS DA NOITE PASSAVA CANTANDO AS SUAS CANÇÕES; OS MEUS FAMILIARES PERGUNTAVAM-ME:: É UM BOEMIO DESSA TERRA, QUE, COMO  UM VAGA-LUME VAGUEANDO NA NOITE, VAI DESFIANDO O DERRADEIRO FIO DE RETALHO DA MADRUGAD DA CIDADE AMADA.
          CHAMAM-ME DE POETA, POETA É AQUELE QUE TRAZ NA ALMA AS TINTAS, NO PENSAMENTO OS  PINCEIS PAR COLOCAR NA TELA DA IMAGINAÇÃO A IMAGEM DOS SEUS SONHOS.
          AQUI VAI SE DESPEDINDO, NA ESTRADA DO DESTINO E NA ESPERANÇA DO SONHO, O PEREGRINO QUE ANDA EM BUSCA DO CAMINHO DAS LETRAS.


DISCURSO DE IMPROVISO PROFERIDO EM AREIA , NO COMICIO DE ENCERRAMENTO DA CAMPANHA DE DR. ELSINHO DA CUNHA LIMA, E SEU VICE, ADEMAR PAULINO, O PAI VEI,DE AUTORIA DE PEDRO DA CUNHA LIMA FILHO,TIO DO CANDIDATO A PREFEITO.

OBS: ESTA CÓPIA DO DISCURSO ME FOI  ENTREGUE EM MINHA RESIDENCIA PELO PROPRIO AUTOR, EM 17 -10 -2004.

1 comentários:

Dora Casado disse...

Lindo! Adorei as palavras. Poético mesmo, hein?! E concordo com ele no início do texto, porque até a Bíblia diz que: "Até o tolo quando se cala é tido por sábio"
Cheiro.