terça-feira, 18 de agosto de 2009

SINOPSE HISTORICA DA BANDA DE MUSICA DO SEGUNDO B.P.M (CAMPINA GRANDE-PB)

A Banda de Música do segundo BPM, sediado na cidade de Campina Grande-PB, foi fundada em vinte de outubro de mil novecentos e sessenta e três.
Tudo teve ínicio com a magnífica idéia dos abnegados componentes de uma fanfarra existente no quartel que procuraram o Comandadnte do BPM, o então Coronel LUIZ DE BARROS,onde fizeram ver ao mesmo a urgente necessidade de organizar naquela unidade militar uma Banda de música. O supra citado coronel, mostrando-se sensível apressou-se em comunicar ao Comando Geral, o então CEL.PM Macário de Brito o brilhante projeto musical, onde o mesmo encaminhou levou a tal idéia ao Exm.Sr.Governador do Estado, o saudoso Dr. PEDRO MORENO GONDIM, e este urgentemente encamiho a Assembleia Legislativa do estado a propositura de criação da tão sonhada filarmônica militar, que teve aprovação unânime daquela casa legislativa.
E assim, no dia vinte de outubro de mil novecentos esessenta e três, adentrava pela primeira vez no Segundo BPM a nossa insígne Banda de Música, composta naquele momento por um contigente de vinte e três componentes,executando o dobrado(marcha militar)"SAMBRE ET MEUSE",tendo sob sua regência o ST.PM JOSE DE SOUZA NEVES,hoje Cap.da reserva remunerada.
Ao longo de sua existência nossa Banda de Música esteve sob a regência de vários, tais como: TEN.IBIAPINA,CAP.FRANCISCO CABRINHA,MAJ.ERALDO,MAJ.JOSE ALVES FILHO,TEN.ANTONIO SENA e o CAP.TARCISIO.
Atualmente encontra-se a frente desta Banda de Música o MAJOR QOM.PM EDMUNDO ALVES.
Com seus quarenta e seis anos de vida, nossa filarmônica conta com um contigente de vinte e sete excelentes profissionais a saber:um MAJOR Regente, quatro Sub.Tenentes adjuntos á regência, quatro Clarinetistas, quatro Saxofonistas, dois Baixistas, dois Trombonistas,cinco Trompetistas e cinco percussionistas.
Esta filarmônica mantém uma legião de admiradores em todo o compartimento da Borborema, que frequentemente a convidam para fazer apresentações(Retretas), atos cívicos, desfiles colegiais ,etc.
Brevemente, em homenagem aos seus quarenta e cinco anos de existência, laçaremos um DVD já gravado no auditorio do Colégio Santa Rita de minha estimada cidade natal (AREIA-PB). Este DVD é o primeiro a ser gravado em toda existencia desta filarmônica, onde me orgulho de ser maestro da mesma.

1 comentários:

Bete disse...

Parabéns Mano!
Estou muito feliz por você. Que Deus o capacite cada vez mais. Um beijo no coração.
Sim, não esqueça do meu DVD.