terça-feira, 18 de agosto de 2009

AVIVANDO A MENTE MUSICAL

Instrumentos de uma Orquestra Sinfonica (clique aqui)...
Eles se dividem em quatro grupos: CORDAS,MADEIRAS,METAIS e PERCUSSÃO.
Embora a Flauta moderna seja feita de metal, no passado era de madeira;o que faz com que ela pertença a este grupo. As outras madeiras da orquestra são: CLARINETE, FAGOTE e OBOÉ,instrumento este que antes do concerto iniciar afina toda Orquestra executando a nota LA. Estes Instrumentos são todos de palheta --- uma pequena lâmina de cana, preparada pelo próprio musicista e colocada na embocadura do instrumento.Mesmo usando a melhor das palhetas, pelo uso diario,não costuma durar mais que duas semanas.Enquanto isso na nossa Banda de Música passamos mais de um mês para trocarmos uma.
Obs. A Flauta tem uma vida útil de uns 50 a 60 anos. Uma vez por ano ocorre a troca da sapatilha, peça de material organico que fica sob as chaves( o conhecido abafador).
CURIOSIDADE SOBRE UM MAESTRO...
O maestro ELEAZAR DE CARVALHO permaneceu na ORQUESTRA SINFÔNICA de São Paulo vinte e quatro anos, até a sua morte. Apesr de seu grsto austero, tratava-se de uma personagem com grande senso de humor. Era uma enciclópedia musical, que chegava ao ensaio sabendo de cor uma partitura complexa como A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA do grande compositor STRANVINSK.
SPALLA? do Italiano que quer dizer "costa".Na orquestra é a palavra que designa o líder do naipe; na sinfônica é o primeiro violinista. Ele exerce posição de destaque na orquestra,é o último a entrar no palco antes do maestro.

0 comentários: